Níveis de dificuldade das atividades

O Cá Fora procura desenvolver actividades para todos os membros da família, dos bebés aos avós. Dentro disto, a verdade é que cada um tem as suas próprias limitações e como tal, o Cá Fora classifica os seus percursos de acordo com esta escala.

Os níveis de dificuldade são definidos tendo em consideração a distância do percurso, o ritmo esperado e o tipo de terreno. Mesmo que o evento pareça demasiado exigente, às vezes um pouco de treino é mais do que suficiente para ficarmos em forma.

A classificação da dificuldade dos percursos é muito subjectiva e a nossa avaliação pode ser diferente de outros participantes. Nas actividades físicas ao ar livre, o estado de espírito, as condições climatéricas e a forma física são fatores importantes, mas difíceis de prever. Em caso de dúvidas em relação a uma actividade, estamos sempre disponíveis para ajudar e esclarecer.

  1. Muito fácil: Os percursos de nível 1 são de pequena dimensão, em piso regular e sem grandes desníveis. São pensados para toda a família. Deverão ser acessíveis a carrinhos de bebé ou cadeiras de rodas.

  2. Fácil: São percursos aptos para a grande maioria da população. A distância ainda é curta e o piso é geralmente regular. Poderão haver alguns desníveis, mas sem tirar o fôlego. O nível de preparação física exigido é baixo.

  3. Razoável: Estes são percursos que podem ser realizados pela maioria da população, mas requerem um bom estado de saúde e uma preparação física razoável. Poderão surgir alguns desniveis mais acentuados e o percurso poderá ter algumas irregularidades notáveis. A passagem por obstáculos pode ser necessária, mas será ainda de razoável superação.

  4. Exigente: Estes percursos requerem uma boa preparação física e a prática regular de exercício. O percurso será acentuado ou de distância considerável. Os obstáculos vão requerer perícia, agilidade, destreza e confiança. Um bom estado de espírito será imperativo.

  5. Severo: Para estes percursos iremos normalmente recorrer a equipamento adicional para a superação de obstáculos. A distância será elevada e demorará bastante tempo a percorrer. O ritmo poderá ser elevado o que implica uma condição física acima da média. Estes percursos são baseados na superação do desafio.

A maioria dos nosso percursos serão de nível 2 ou nível 3 para permitir que toda a família possa participar. Incentivamos a participação também de crianças nas nossas caminhadas, mas a avaliação da sua capacidade física, caberá aos pais. É aconselhado que se tenha em consideração se a criança está habituada a andar e ponderar que caso a criança fique cansada poderá ser necessário carregá-la.

Última alteração a esta página: 2020.08.22

O projeto Cá Fora tem como missão promover o contacto com a Natureza através de actividades em ambiente natural como caminhadas interpretativas, team-building e actividades para crianças.


Pesquisa