Missão

Este projeto surge da importância de voltarmos a estar em contacto com o meio natural que nos rodeia. Cada vez há mais estudos que demonstram os benefícios do contacto com a Natureza para redução do stress, aumento da sensação de bem-estar, realização e auto-confiança. Estar em contacto com a Natureza é uma necessidade intrínseca ao ser humano, designada como Biofilia. Contudo o nosso afastamento da Natureza é cada vez maior, tendo já sido descritos os impactos desta privação como o Síndrome de Déficit de Natureza.

Um estudo de 2020 indica que cada pessoa deveria passar pelo 2 horas por semana na natureza, sendo o ideal entre 3 a 5 horas. Por outro lado estar estar na Natureza e conhecê-la melhor também nos torna mais sensíveis aos problemas de conservação que ela enfrenta, tornando-nos mais eco-conscientes.

Com este objetivo em mente, o projeto Cá Fora dá-nos a oportunidade de passar mais tempo na Natureza, através de caminhadas com interpretação da biodiversidade e paisagem, atividades de team-building e de contacto com a Natureza e sessões de Escola da Floresta para crianças.

Queremos que cada vez haja mais pessoas a vir Cá Fora, prestar atenção à beleza que nos envolve e descobrir a biodiversidade que está em todo o lado. Vem connosco!

Fundadora

O Cá Fora foi criado pela Ana Ferreira, que é uma verdadeira apaixonada pela Natureza. A Ana é licenciada em Biologia, com mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais e desde então que tem trabalhado em Educação Ambiental, dando a conhecer a Natureza a miúdos e graúdos. Aos poucos foi tomando conhecimento da pedagogia Forest School, que se foca no desenvolvimento integral através do contacto regular com a floresta. Em 2019 realizou a formação para Forest School Leader, adquirindo novas competências que são utilizadas na realização de sessões com crianças.

A Ana considera um grande privilégio trabalhar em contacto com a Natureza e tem como objetivo levar cada vez mais pessoas a valorizar e a cuidar do ambiente.

Última alteração a esta página: 2020.08.22

O projeto Cá Fora tem como missão promover o contacto com a Natureza através de actividades em ambiente natural como caminhadas interpretativas, team-building e actividades para crianças.


Pesquisa